TÉCNICAS DE CONFEÇAO

 

 

Pelar tomate em 5 segundos
Mergulhe o tomate em água a ferver durante 5 segundos, verá que consegue facilmente descascá-los.

Tomate
Se se notar muito o sabor a tomate numa refeição, ponha um pouco de açúcar e o sabor excessivo do tomate desaparecerá.

 

Arroz branco mais solto
Para que o arroz branco fique realmente branco e solto, quando a água da cozedura estiver a ferver, verta o arroz, mexa bem, e regue com uma gotas de sumo de limão. Deixe cozinhar durante 10 a 12 minutos. Apague o lume e deixe repousar um pouco.

Arroz Solto
Para conseguir aquele "toque especial" no arroz e fazer com que ele não pareça papa, acrescente à água da cozedura, algumas gotas de sumo de limão quando colocar o arroz. Para todos os tipos e qualidades. Vai ver que vale a pena!

 

Arroz soltinho
Lave bem o arroz e deixe-o escorrer bem antes de levá-lo ao lume. Quanto mais sequinho estiver, melhor. Deite também algumas gotas de sumo de limão na água da cozedura. Assim o arroz ficará bem branquinho.

 

Como saber se o arroz está pronto?
Tire a panela do lume, molhe o dedo e encoste no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se estalar, significa que a água secou e que o arroz está pronto. Se não estalar, deixe mais um pouco em fogo brando.

 

Carne cozinhada?
Para verificar se a carne está cozinhada como pretende, basta carregar com uma colher. Se a carne não der de si, está cozinhada. Se tiver ainda muita elasticidade, o interior ainda não está cozinhado.

 

Alourar
Quando quiser alourar um empadão, massa folhada, ou qualquer outra coisa no forno, em vez de pincelar com ovo batido, pincele com leite. Não só é mais económico como faz o mesmo efeito que o ovo e sem queimar.

 

Puré de Batata
Se juntar 1 ou 2 claras de ovo, batidas em castelo ao puré de batata, ele vai ficar mais leve e fofo.

 

Sopas com base de puré de batata
Estas sopas ficam melhor se se lhes juntar uma colher de sopa de leite ou de manteiga.

 

Frutas cristalizadas e secas e passas
Para que não caiam para o fundo da forma quando se faz Bolo Rei ou Bolo Inglês, deixe-as de um dia para o outro em infusão em Vinho do Porto ou Rum.

 

Limpar peixe
Ao limpar o peixe, retire as vísceras e lave a parte interna da barriga mergulhando-o rapidamente numa bacia com água e sal. No verão, aconselha-se lavar com água gelada.

 

Grelhar peixe sem que ele pegue à grelha
Se a grelha estiver bem quente o peixe não se pega. Para que o peixe que está a grelhar fique mais saboroso, borrife-o de vez em quando com um raminho de salsa molhado em azeite e vinagre batidos juntos.

 

Como saber se o peixe está cozido
Quando o peixe começar a boiar é sinal que está cozido.

 

Para tirar mais facilmente a pele ao bacalhau
Para que a pele do bacalhau se solte mais facilmente, junte à primeira água de demolhar o bacalhau, 1 colher de café de fermento em pó. A pele incha e sai com muita facilidade.

 

Quando o tempo é curto e o bacalhau está salgado
Se o bacalhau está muito salgado e o tempo é curto, cubra-o com leite a ferver e espere alguns minutos.

 

Truques para cozer bacalhau:
A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito ligeira, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve retirar o bacalhau do lume e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim, o bacalhau deve ser escorrido.
Se desejar pode cozer o bacalhau levando ao lume água fria misturada com leite. A cozedura em leite torna as fibras da carne mais macias.

 

Para bater claras em castelo mais depressa
Antes de bater as claras junte-lhes uma pitada de sal.

 

Molhos com "caroços"?
Se estiver a fazer um molho com farinha e este ficar com grumes, deixe-o arrefecer (não precisa totalmente), mexa com uma colher e depois bata com a varinha mágica. Vai ver que ninguém vai notar, e assim não terá de o deitar fora!

 

Para o polvo ficar tenro IV
Experimente cozê-lo junto com uma rolha de cortiça.

 

Para o polvo não largar a pele durante a cozedura
Para o polvo não largar a pele durante a cozedura, deve mergulhá-lho três vezes seguidas na água a ferver antes de o meter lá dentro.

 

Saiba quando o polvo está cozido
Para verificar se o polvo está cozido, junte uma cebola crua, quando a cebola estiver cozida o polvo está pronto a comer.

 

Lulas Recheadas
Para fazer lulas recheadas, não é necessário colocar palitos, basta que ao lavar as lulas as virem ao contrário (logo que entram no calor fecham).

 

Demolhação rápida de feijão
No caso de não ter deixado o feijão de molho na véspera poderá optar por uma demolhação rápida: ponha o feijão numa caçarola com água não temperada e cozinhe durante 5 min. Retire depois do lume e deixe repousar durante uma hora. Por fim escorra e passe por água fria.

 

Cozer feijões secos depressa (tenros e untuosos)
Molhe-os antes de cozer, deitando fora essa água. Depois deite sobre os feijões duas ou três colheres de sopa de azeite, deixando ficar uns 10 minutos. A seguir deite a água quente necessária para que eles cozam.

 

Guardar gemas
Para guardar sobras de gemas conserve-as numa chávena ou tigela, totalmente cobertas com água filtrada e no frigorífico.

 

Separar as gemas das claras
É mais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.

 

Ovos estrelados
Antes fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.

 

Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade
Para que a casca do ovo cozido saia rapidamente, sem colar, coloque-o debaixo de água fria logo a seguir de o tirar da água quente.

 

Ovos cozidos na perfeição
Se quiser que os ovos cozidos tenham a gema bem no meio da clara, retire-os do frigorifico uma hora antes de os cozer. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver durante 10 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que refresquem antes de serem descascados.

 

Ovos cozidos na perfeição II
Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha, devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.

 

Para que o ovo não rebente durante a cozedura
Para evitar que o ovo rebente durante a cozedura, deite na água de cozer o ovo, duas gotas de vinagre.

 

Truque para panar
Quando fizer panados, para que o ovo lhe renda mais, junte um pouco de água e bata então os ovos, vai ver que lhe rende bastante.

 

Temperar bifes de perú
Quando temperar os bifes de peru utilize leite (e não vinho), além dos temperos habituais. Verá que eles ficam mais macios e gostosos

 

Comida salgada
Quando a comida tiver sal a mais experimente adicionar um pouco de açúcar. Verá que o sabor a sal diminui.

 

Evite o sal a mais na comida
Coloque batatas junto da sopa ou do refogado que têm sal a mais (quanto mais sal, mais batatas são necessárias). Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento.

 

Comida Salgada II
Se salgou demasiado a comida, não se preocupe..
Junte-lhe um pedaço de batata crua que o "salgado" depressa desaparece!

 

Barrar bolos com chantily
Quando for rechear ou barrar um bolo que leve natas, para que estas lhe rendam e façam um bom chantily, bata as natas com um pouco de açúcar, à parte bata 2 claras em castelo, e depois envolva com o chantily. Verá que lhe rende muito mais e fica super cremoso. Experimente.

 

Como bater natas rapidamente
Quando bater as natas para fazer chantily, junte umas gotas de limão, para que elas fiquem mais firmes.

 

Amêijoas à Bulhão Pato
Nas amêijoas à Bulhão Pato deverá pôr uma gota de vinho branco no molho, enquanto as amêijoas estão no processo de abertura.

 

Pelar amêndoas
Coloque as amêndoas durante cerca de dois minutos em água a ferver, passando-as em seguida por água fria.

 

Cortar cebola sem lágrimas I
Deixe a cebola descascada de molho em água, algumas horas antes de a cortar.

 

Cortar cebola sem lágrimas II
Corte um limão com a faca com que vai cortar a cebola, o seu sumo ao escorrer pela lâmina é o suficiente para evitar as lágrimas.

 

Cortar cebola sem lágrimas III
Molhe as mãos, as cebolas e a faca antes de cortar ou picar a cebola. Adeus lágrimas!

 

Descascar alhos I
Para descascar melhor os dentes de alho, mergulhe-os num recipiente com água durante 20 minutos. Depois escorra a água e descasque os dentes, que estarão com as cascas totalmente soltas.

 

Descascar alhos II
Para descascar alhos rapidamente, coloque-os no microondas em potência alta durante 15 a 30 segundos. A casca solta-se completamente!

 

Descascar alhos III
Encoste o lado de uma faca ao dente de alho e dê uma pancadinha. Esta pancadinha vai fazer com que a casca descole e possa tirá-la com a mão.

 

Fritar bacon
Antes de fritar, fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolhem muito.

 

Cozer galinha
Um garfo de prata dentro da panela ajuda a galinha a cozer mais depressa.

 

Fritar frango
Para evitar que o frango frito se pegue à frigideira junte uma colher de farinha maisena ao óleo de fritura.

 

Frango tenro
Para que o frango continue tenro, mesmo quando servido frio, envolva-o em papel de alumínio, depois de o cozinhar.

 

Banho-Maria
Cozedura indirecta, num recipiente dentro de outro, com água a ferver.

 

Banho-Maria
Para que a temperatura fique mais elevada, deite na água um pouco de bicarbonato de sódio.

 

Assar aves sem secar demais
Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina.

 

Cozer e assar aves
Se cozer aves, não lhes deve furar a pele; mas nos assados pode fazê-lo, se pretender que o frango fique menos gorduroso.

 

Carne Picada
A carne picada deverá ser guardada no frigorífico até ao momento de a usar, num prazo de tempo que não poderá exceder as 24 horas.

 

Soufflé que não "murcha"
Para que o soufflé não murche ao sair do forno, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado no forno. NÃO ABRA O FORNO ANTES DE ESTAR PRONTO, daí que seja essencial saber o tempo exacto de preparação do soufflé.

 

Cozer caracóis
Para que os caracóis não recolham durante a cozedura, junte o sal apenas depois de estes estarem mortos. Assim, os caracóis ficaram todos com os "corninhos" de fora.

 

Pão-de-Ló
Para o pão-de-ló não murchar, bata primeiro as claras com o açúcar, depois as gemas e por último, delicadamente (nunca na batedeira) a farinha de trigo.

 

Técnicas de Limpeza

Tirar tinta de marcador de tecidos
Uma maneira de tirar tinta de marcador de tecidos é esfregar com um algodão e álcool.

 

Nódoas de batôn
Deve limpar o mais depressa possível! Raspe o local com uma faca. Depois humedeça um pano limpo com solvente para limpeza a seco e esfregue a nódoa, actuando da borda para o centro para que a área manchada não alastre. Verá que resulta!

 

Utilize sempre vinagre
O vinagre é o melhor antibacteriano que existe! Além de tudo é barato!! Limpe o frigorífico com vinagre, o lava loiça, o tanque, enfim tudo o que não tiver MÁRMORE ! Lembre-se que o ácido corrói as pedras.

 

Panelas com arroz queimado
Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela numa vasilha com água fria, cubra a boca com um pano húmido e tape a panela. Passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não raspar o fundo da panela.

Para limpar panelas queimadas
Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

 

Tabuleiros de forno sujos
Limpe rapidamente com um pano ou um pedaço de papel e, se a sujidade já estiver seca, aqueça ligeiramente o tabuleiro para a carbonizar. Nunca utilize produtos abrasivos, para não riscar o revestimento do tabuleiro. Para pôr o tabuleiro a brilhar novamente, passe um pedaço de papel com uma gotinha de óleo.

 

Manchas de gordura em tecidos
Para retirar manchas de gordura de tecidos, coloque pó-de-talco, espere um tempo e escove. Ou coloque a mancha entre papel grosso e passe com o ferro quente.

 

Manchas de gordura
A melhor solução para tirar manchas de gordura é limpar a parte manchada com detergente de lavar a loiça.

 

Manteiga (ou outra gordura) no sofá
Elimine os resíduos de gordura com pó-de-talco e, se não resultar, tente de novo com um pano humedecido em água com amoníaco.

 

Panelas com cheiro
Para tirar o cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe, leve a ferver na panela água com folhas de chá já usadas.

 

Cheiros fortes no frigorífico
Para tirar cheiros fortes do frigorífico, utilize cascas de ovos, pois por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.

 

Mau cheiro no frigorífico
Coloque dentro do frigorífico uma chávena cheia de leite, verá como o cheiro desaparece.

 

Congelador limpo
É imprescindível descongelá-lo pelo menos uma vez por ano. Quando liberto do gelo, limpe-o muito bem, sem esquecer os recantos, com um trapo limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato e seque-o com um outro pano.

 

Limpar o frigorífico e vasilhames de plástico
Para tirar o cheiro forte do frigorífico ou de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

 

Eliminar gordura ou sabor a ranço no filtro das cafeteiras
Deite-lhes sal e verta por cima água a ferver.

 

Plástico derretido na torradeira ou noutro electrodoméstico
Use gasolina para isqueiro ou acetona.

 

Hálito a alho ou cebola 

O hálito a alho ou cebola é facilmente anulado se se mastigar um grão de café, uma folhinha de hortelã fresca ou um pedaço de casca de limão ou laranja.

 

Cheiro a alho nas mãos
Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente.

 

 

Cheiro a alho nas mãos
Basta virar a lâmina da faca para cima, colocá-la debaixo da torneira com água a correr, colocar os dedos da mão livre por baixo da lâmina da faca e deixar a água passar pela faca e pelos dedos. Mude de mão e repita a operação. Milagre.

 

Indigestão com o alho
Para que não esteja sempre a lembrar-se do alho depois de o comer, antes de o usar retire-lhe o coração (aquela parte verde que fica dentro do dente). Ele é que é indigesto!

 

Mãos a cheirar a bacalhau
Poderá eliminar o cheiro de bacalhau nas mãos esfregando-as com umas gotas de vinagre ou de limão. Depois passe as mãos por água morna, antes de as lavar.

 

Cheiro a Sardinhas assada nas mãos
Esfregue as mãos com vinho tinto e em seguida lave-as com água morna e sabão.

 

Talheres de prata sujos de ovo
Para tirar os vestígios de ovo dos talheres de prata, esfregue-os com batata cozida ou com metade de um limão.

 

Tirar verdete de peças de cobre

Para tirar verdete de peças de cobre, esfregue as manchas com uma solução feita com vinagre a ferver e sal grosso.

 

Acabar com cheiros a fritos
Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.

 

Mau cheiro em casa I
Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.

Mau cheiro em casa II
Suspenda uma esponja molhada numa divisão da casa, pois esta encarrega-se de absorver os cheiros indesejados.

 

Manchas no mármore da cozinha
Se tem alguma mancha de gordura ou simplesmente de algum ácido, na sua banca de mármore na cozinha, passe com um pano húmido por essas manchas e seque muito bem de seguida. Estenda uma camada de óleo de cedro sobre as manchas e outra camada de azeite (esteja descansado, que não mancha!). Deixe estar em repouso, sem mexer, durante 24 horas. Retire com água, e reparará que as manchas desapareceram.

 

TÉCNICAS ESPECIAIS

 

Tirar o "ranço" à manteiga
Cubra a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lave-a em duas águas.

 

Saiba se o peixe está realmente fresco!!
O peixe fresco apresenta as guelras vermelhas, a carne rija e os olhos brilhantes.

 

Conservar pão
Compre sempre o pão melhor cozido e guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve e arejado. Poderá conservar ainda mais tempo se puser também dentro do saco um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).

 

Quando o forno está aquecido demais
Ponha uma caçarola com água fria dentro do forno.

 

Sumo de limão I
Se mergulhar o limão em água quente durante 15 minutos, antes de o espremer, conseguirá o dobro do sumo.

 

Sumo de limão II
Para que seja mais fácil extrair o sumo de um limão, pode batê-lo na banca da cozinha sem o rebentar ou aquecê-lo no microondas por 1 minuto, minuto e meio. Verá como o limão rende muito mais sumo!

 

Conservar limão
Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.

 

Conservar o abacate descascado
O abacate não ficará preto se for pincelado com sumo de limão.

 

Retirar fragmentos de gema, que caíram acidentalmente nas claras
Para retirar fragmentos de gema que acidentalmente caíram na clara, use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas.

 

Separar facilmente a clara da gema
Para separar a gema do ovo sem rebentar, quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão - a gema fica e a clara cai.

 

Ovos estragados ou não?
Para saber se um ovo está ou não estragado coloque-o num copo com água e sal, se boiar deite-o fora porque está estragado, e se permanecer no fundo está bom para consumo.

 

Tire os ovos de frigorífico um bocadinho antes de os utilizar
Quando utilizar ovos nas suas receitas tire-os do frigorífico um bocadinho antes. Se fizer, por exemplo, claras em castelo com o ovo gelado verá que não ficarão tão firmes.

 

Aproveitar maionese talhada
Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

 

Maionese talhada II
Se a maionese talhar, comece tudo de novo, colocando uma colher de água a ferver numa tigela e acrescente a maionese às colheradas, batendo bem desde a primeira colher.

 

Como evitar que os espetos das espetadas se queimem
Para que os espetos de madeira/bambu não queimem ao preparar churrasco, deixe-os de molho em água até que fiquem bem húmidos.

 

Como saber se o abacaxi está maduro
Para saber se o abacaxi está maduro basta tirar uma das "pétalas" bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear!

 

Tornar os legumes cozidos mais verdes
Para tornar mais verdes alguns legumes, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.

 

Manter o verde natural do espinafre 

Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho!

 

Para acentuar a cor da beterraba
Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento.

 

Cozinhar em banho-maria e economizar energia
Quando está a cozinhar em banho-maria, aproveite a água que está a ferver para cozer legumes.

 

Conservar alface I
Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a no frigorífico dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até 5 dias.

 

Conservar alface II
Lave a alface apenas quando a for preparar, e guarde-a no frigorífico SEM a lavar. Senão ela estraga-se.

 

Alface
As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu já pobre valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.

 

Conservação da alface ou salsa no frigorífico
Enrole a verdura (não lavada) em papel toalha e coloque-o num saco plástico fechado. Dura mais de uma semana

 

Salsa fresca todo o ano
Corte muito finamente a salsa e meta-a numa taça de plástico no congelador. Verá que tem salsa durante o ano todo, sem melar.

 

Salsa fresca durante 2 a 3 semanas
Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a no frigorifico dentro de um frasco de vidro com tampa. Poderá conserva-la fresca durante 2 a 3 semanas.

 

Congelar bacalhau
O bacalhau não deve ser congelado , a não ser depois de dessalgado.
Para congelar, enxugue o bacalhau num pano limpo, apertando-o levemente para secar um pouco. Pode pincelar com um bom azeite toda a superfície, para impedir o ressecamento provocado pelo gelo. Guarde no congelador num vasilhame a vácuo ou bem fechado. Descongele normalmente.

 

O bolo está cozido?
Para verificar se o bolo está cozido (se o palito for muito pequeno) use um esparguete.

 

Desenformar pudins
Passe a forma por água fria antes de lhe juntar o preparado. Quando for desenformar, faça-o quando o pudim já estiver totalmente frio (deixe a base um pouco de molho em água quente - nunca mais que 1 minuto).

 

Bolo Cozido
Para verificar se um bolo está cozido, espete um palito no bolo. Se não vier massa agarrada é porque já está cozido.